Como fazer um site novo aparecer nos primeiros resultados do Google?

Colocar o site na primeira página do Google significa expandir a relevância e a autoridade da sua marca no digital para alcançar um público segmentado e usufruir de relações lucrativas e duradouras. No entanto, para que isso aconteça é preciso usar ferramentas específicas, como o SEO – Search Engine Optimization (otimização para os motores de busca).

Primeiro, é importante saber que o SEO é um conjunto de técnicas que tem o objetivo de alcançar o melhor resultado no ranking orgânico no Google para uma determinada pesquisa. Esse conjunto de técnicas é muito usado para distribuir informações e facilitar os processos de Marketing Digital como compra de produtos e contratação de serviços. Afinal, de que adianta gerar conteúdo e não vender?

A imagem mostra de forma simplificada como funciona o SEO.

Como o SEO funciona?

Existem algumas etapas que ajudam o site a ser otimizado pelo SEO. Para isso, são utilizadas estratégias direcionadas para cada empresa. Essas estratégias devem ser desenvolvidas em parceria com a empresa, para que o trabalho seja mais eficaz. Entenda melhor:

Reconhecimento do problema

É preciso entender os objetivos da empresa, seus produtos/ serviços, definir os indicadores, palavras-chave e analisar a estratégia dos concorrentes. Para isso é essencial estudar o mercado, seus concorrentes e comportamento do consumidor.

Implementação da estratégia e melhorias no site

O site da empresa é o início de um serviço de consultoria SEO. É preciso relacionar as páginas e as palavras-chave que serão trabalhadas, organizar a estrutura, indicar criação de novas páginas (se necessário) e melhorar a estrutura do código HTML.

Conteúdo

Para ter um site otimizado é preciso criar conteúdo, pois este é um dos principais pilares do SEO. Vale saber que um conteúdo bem estruturado e rico em informações tem mais chances de ser escolhido, pelo usuário, entre a empresa X ou Y.

É importante ressaltar que conteúdo não é apenas texto. Ele é formado por imagens, vídeo, áudio, infográfico, entrevista, gráficos e enquetes. Saiba que o algoritmo do Google exibe com prioridade artigos originais e conteúdos bem elaborados. Por isso, vale pensar em temas relacionados com seu segmento e que faça seu público crescer.

Criação de autoridade e resultados através de link building

Essa é uma das estratégias mais famosas e eficientes do marketing digital. Ela faz com que outros domínios incluam conteúdos links direcionando o leitor para suas páginas.

Vale saber que é aqui que seu site será visto como autoridade em determinado assunto, pois outras plataformas usarão seu link de conteúdo como referência. E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse trabalho é feito através de relacionamento que conquistam os links de sites relevantes, por isso, pode ser feito organicamente ou através de parcerias.

Por este motivo é importante contar com um conteúdo bom, pois ele vai fazer com que outros sites usem suas informações como referência. A partir desse ponto é preciso acompanhar os resultados e ajustar as estratégias inicias, caso precise.

Saiba que quando os domínios com boa autoridade incluem links para seus materiais, você é bem visto pelo algoritmo do Google. Ponto para você!

Palavras-chave relevantes

As palavras-chave conectam seu conteúdo ao público. Elas são analisadas pelo algoritmo do Google, que por sua vez entenderá qual é o assunto de um conteúdo específico e indicará aos usuários que buscam pelo termo.

É importante definir sua persona, caso você ainda não tenha. A persona é um modelo de cliente ideal para sua empresa, que reúne dados demográficos com características abstratas, como hobbies, dores, desejos e necessidades.

É através da persona que as palavras-chave são definidas e inseridas nos assuntos, para que o Google faça a distribuição correta através das buscas dos usuários.

Otimize imagens para SEO

Utilizando ferramentas como o Google Lens e o Pinterest Lens, os usuários podem encontrar imagens, produtos ou ainda realizar compras, mas é preciso otimizar suas imagens para SEO.

Como as imagens tornam os conteúdos mais agradáveis aos leitores, elas facilitam a retenção de informações e a compreensão da audiência. Mas, como isso está relacionado com a imagem?

Para entender sobre o que se trata a imagem, o algoritmo do Google busca pelo alt text, uma breve descrição da imagem. Lembre-se que para rankear no Google e otimizar o posicionamento da página, esse elemento precisa estar otimizado.

Em quanto será possível ver o resultado do SEO?

Normalmente, os resultados do SEO podem ser vistos entre 90 e 120 dias. Lembre-se que o objetivo é melhorar o ranqueamento orgânico para melhorar as posições do Google.

No entanto, apesar de existir uma disputa grande para ter um espaço na primeira página do Google, é preciso investir em SEO através de uma agência especializada.

A agência atua com profissionais especialistas em SEO que farão seu site aparecer na primeira página do Google com os melhores conteúdos para oferecer mais resultados. Fale com quem é especialista neste assunto para ajudar sua marca se tornar referência no seu segmento. Veja o site da MMD!