Como escolher um portão para sua casa?

Não é somente a decoração e os móveis a parte de dentro da casa que deve ser bem escolhido não, o lado de fora também precisa ser muito bem pensado, tanto o muro quanto os tipos de portões que devem ser colocados na sua casa.  A fachada diz muito sobre o que as pessoas podem esperar do interior da casa. Essa deve ser uma parte que chamará a atenção das pessoas que passam em frente e despertar a curiosidade de saber como é pelo lado de dentro.

O portão não só deve garantir a segurança e privacidade dos moradores, como também é preciso olhar direitinho o espaço disponível para instalação, como deve ser o tipo de abertura e o tipo de construção. Mas sabemos que existem diversos portões para casa, como tipos de portões para garagem, tipos de portões automáticos, tipos de portões de alumínio, tipos de portões eletrônicos, tipos de portões basculantes, tipos de portões de correr, tipos de portões de ferro, que ficamos até perdido em saber qual o ideal para nossa casa.

 Pensando nisso, fizemos esse artigo para esclarecer algumas dúvidas e deixar dicas que devem ser levadas em consideração na hora de comprar portões.

Quais os tipos ideais de portões para casa?

Antes de falarmos sobre os as características de cada portão, primeiro é fundamental deixar claro algumas questões.

Você pode estar pensando em optar por aqueles modelos de portões já prontos, já que eles costumam ter um preço mais acessível. Porém, quando se manda fazer um tipo de portão específico, você tem a certeza do estilo e tamanho que será instalado no espaço da sua casa, já que ele passou por toda uma medição antes e não corre riscos de faltar ou sobrar espaço. Outro ponto fundamental, é que o cliente poderá escolher o modelo de acordo com o seu gosto pessoal.

Antes de escolher o tipo de portão para sua casa, uma das primeiras preocupações deve ser referente ao tamanho do portão, quanto à altura para se encaixa perfeitamente de acordo com o tamanho do muro. Falando sobre tipos de portões para garagem, para garantir a segurança e privacidade de fato, é recomendável que o portão tenha no mínimo 2,4m.

 E principalmente em tipos de portões de garagem, é preciso ficar atento quanto à largura, para que o morador consiga entrar na garagem de casa com tranquilidade, sem as chances de esbarrar na quinta do portão com o carro. O ideal mesmo é que seja instalado um portão com 1,5m a 2,0m mais largo que o automóvel.

Tipos de portões automáticos

Os modelos de portões automáticos são feitos com chapas lambril, lisas ou onduladas, e é um dos modelos mais utilizados pelas pessoas. Esses portões são geralmente colocados em garagens, para garantir mais comodidade do motorista, evitando que ele precise sair do automóvel para abrir o portão manualmente. Porém, ele necessidade de manutenções pelo menos duas ou três vezes no ano, para manter o bom funcionamento. É bom que o próprio dono aplique óleo lubrificante entre os rolamentos.

Cada portão tem um tipo de motor que poderá abrir o portão mais rápido ou mais devagar.

Tipos de portões de ferro

Os portões de ferro ainda são muito utilizados, por terem um preço mais acessível e resistente a impactos. Mas ele exige manutenções para que não enferruje e causa oxidação.

Tipos de portões de alumínio

Os modelos de portões de alumínio são ótimos para os portões automáticos que já citamos lá em cima, por ser um material bem leve e não precisar de motores com tanta potência. Outro benefício, é que o alumínio é um material inoxidável e não causa corrosões. Mas esse material não é tão resistente e pode deixar a garagem bem fria ou bem quente, já que é um condutor térmico.

Tipos de portões automáticos

Os modelos automáticos também é um dos mais utilizados atualmente, já que trás conforto e comodidade aos moradores, por meio de um controle você poderá abrir e fechar o portão para visitantes e quando o carro entrar e sair da garagem.

É necessário ficar atento quanto ao espaço para instalação, isso é o que vai determinar o tipo de abertura ideal. Os principais tipos de abertura de portões automáticos são: basculante, pivotante e o deslizante.

Basculante: Esse modelo é aberto para cima e fica suspenso quanto é aberto. Ele pede manutenção com lubrificantes frequentemente.

Pivotante: Esse modelo abre para dentro, como se suas partes fossem dobradas. Ele também necessita de manutenção com frequência e principalmente se os motores estiverem expostos ao sol.

Deslizante: Uma das aberturas mais usadas, aqui ele corre sobre trilhos de forma lateral. Ele precisa de uma largura maior para que possa deslizar com facilidade, mas ao contrário dos outros, não necessita de manutenções com tanta frequência. Acesse o site da Dimatelas e encontre as melhores opções de portões para casa.