Como combinar a cortina da sala?

A cortina para sala dá mais estilo e sofisticação para a decoração, além de diminuir o excesso de luz natural no cômodo e melhorar sua acústica, tornando o espaço mais confortável e aconchegante.

O grande problema de quem investe na cortina é saber como combiná-la com a sala. Este é o seu caso? Então, veja dicas para harmonizar a peça com o ambiente e criar uma decoração que esbanja elegância.

cortina para sala

Combine cores

Saber combinar cores é fundamental para garantir um visual harmônico e agradável. Uma opção à prova de erros é escolher cortina de sala em uma tonalidade neutra, porque combina melhor com qualquer decoração e é atemporal.

Portanto, aposte em cortinas como a branca, bege e areia, que ampliam visualmente o espaço. Se preferir tons escuros, invista nos modelos marrom, cinza e preto.

Caso goste de acessórios decorativos coloridos e mais chamativos, a dica é escolher uma cortina lisa ou estampada que tenha um tom semelhante a outro já utilizado na decoração da sala, para criar uma unidade visual.

 

Acerte no tecido

Se o restante de sua decoração na sala utiliza tecidos delicados, uma cortina leve e esvoaçante combina melhor. Versões feitas com renda e voil, por exemplo, são apostas certeiras.

Já para decorações que utilizam tecidos mais resistentes, a alternativa é investir em cortinas com tecidos grossos, como o veludo, ou que unem o leve e o pesado, como as cortinas blecaute (como forro) combinadas com versões de tecido leve.

 

Considere o estilo decorativo da sala

O estilo decorativo deve estar alinhado com as cortinas. Portanto, se for mais refinado, escolha uma cortina que passe essa sensação, como os modelos com maior fluidez ou tecidos que são macios ao toque e mais requintados. Caso seja rústico, comprar cortina para sala feita com tecido natural é uma excelente pedida.