Com qual frequência você deve trocar sua roupa de cama?

A troca da roupa de cama costuma ser algo negligenciado no dia a dia, principalmente após um longo período de trabalho. É justamente aí que está o erro, porque é importantíssimo trocar lençóis e fronhas com frequência.

Isso se deve a um fato relevante: todo ser humano está constantemente em troca de pele, sendo que células mortas são desprendidas o tempo todo do corpo. Durante o sono, essas células ficam depositadas no lençol e fronha, servindo de alimento para bactérias e ácaros.

Boa parte dessas bactérias são inofensivas para organismo, mas os ácaros não são tão bonzinhos assim, tanto que eles são famosos por provocar crises de alergia, rinite, sinusite e problemas respiratórios.

Convencido da importância de trocar a roupa de cama e quer adotar esse hábito? Então, saiba que não é preciso mudá-la todos os dias. A seguir, confira o prazo ideal de troca e cuidados importantes a serem seguidos.

roupa de cama

Quando trocar a roupa de cama

Se a pessoa estiver saudável, recomenda-se a troca do lençol e fronha a cada sete dias. Caso esteja enferma, o ideal é mudar a cada dois dias, para manter a cama sempre em condições higiênicas.

Outro fator também influência nessa troca: a temperatura. No calor, o suor é mais intenso, o que torna a roupa de cama e colchão úmidos. O problema é que na umidade as bactérias e ácaros se proliferam mais, além de outro micro-organismo surgir, o fungo.

Por isso, em dias de calor como os de verão o recomendado é trocar a roupa de cama a cada dois dias, no máximo. No inverno e períodos mais frescos é possível seguir a regra de sete dias para troca.

 

Cuidados com roupa de cama e colchão

  • Certifique-se de que a roupa de cama esteja totalmente seca antes de guardá-la;
  • Utilize protetores de colchão e travesseiro;
  • A cada quinze dias, passe o aspirador de pó no colchão e travesseiro, para sugar micro-organismos.