Bairro Do Artigo: novo pólo gastronômico e comercial

Até há alguns anos, o bairro, O Artigo era considerado um antigo setor residencial envelhecidas edificações, alheio à renovação de outros bairros de Providência. Boa parte de seus vizinhos eram pessoas de idade avançada, que, não sem dificuldades, deveriam arcar com a manutenção de grandes e antigas casas, a maioria delas concentradas em ruas como O Artigo e Pedro Lautaro Ferrer.

No entanto, esta situação começou a mudar quando um grupo de jovens empreendedores decidiu tomar cartas no assunto, organizando-se entre si e, juntamente com os que têm vivido lá desde muito antes, para valorizar o bairro, melhorar a qualidade de vida de todos os que vivem lá e catapultarlo como um dos destinos urbanos de Santiago a visitar. Em pouco tempo, já obteve notáveis resultados.

Um ressurgimento promissor
Localizado aproximadamente no quadrante formado entre Diego de Almagro, Brasil-Portugal, Os Leões e Hernán Cortez, o bairro de classe média caracteriza-se pela tranquilidade que emana de suas ruas, interiores e suas casas de um andar, breve antejardín e telhados de zinco. Sua extensão abrange uma dúzia de maçãs e até a década dos 70’s pertenceu à comuna de São paulo.

“Parte do bairro, O Artigo é composto pela população de São José, que data de princípios do Século XX. A população se origina produto do loteamento de parte da propriedade da congregação, que antes se situava onde hoje fica o Campus Leste da Universidade Católica. As casas que ali se construíram estavam destinadas para as pessoas que empregava a congregação, o que condiciona que seus habitantes sejam antigos trabalhadores do setor”, explica Constança Abusleme Bucarey, arquiteta e consultora urbanística do Município de Providência.
As mudanças no planejamento urbano determinaram o transporte administrativo de O – a Providência, uma comuna elegantes e tradicionais bairros como o de Pedro de Valdivia, Ricardo Lyon, a Suécia e A Floresta, setores que, a partir dos anos 80 experimentou um boom imobiliário que não incluiu a este sector.
No entanto, há cerca de cinco anos atrás, o panorama começou a mudar. Lojas de cafés, restaurantes e boutiques de design começaram a aparecer gradualmente no setor, somando-se aos antigos locais de restauração, mueblistas e antiquários, transformando o bairro em um interessante circuito gastronômico e comercial. Um lugar agradável e com tradição, onde jovens profissionais e artistas podem encontrar “picadas” e itens exclusivos.

Este movimento veio da mão de iniciativas que buscam a integração entre moradores de diferentes gerações. Uma delas foi o projeto “Planta banda”, que consistiu na plantação coletiva de 145 m2 de horta-jardim em algumas calçadas do bairro, as que são administradas pelos próprios vizinhos.
Imagem: www.plantabanda.cl

“Atualmente, o bairro concentra uma quantidade importante de equipamento comum, como a venezuela e o SAPU, e desenvolveram-se várias iniciativas de bairro, como os pomares urbanos e um plano territorial comunal que implicava no desenvolvimento de atividades e trabalhos com a comunidade, cadastro de adulto, entrega de composteras para reciclagem de resíduos orgânicos e a organização sindical dos comerciantes para reativar atividades”, avalia Constança Abusleme.

Um dos artífices da organização entre comerciantes foi o empresário Rodrigo Castelo, dono da loja de design Wengue The Sofá Factory, localizada na mesma rua O Artigo. Vizinho e locatário do bairro desde 2004, este jovem empreendedor propôs-se criar um pólo de interesse turístico no local através de diversas ações, como congregar os locatarios, incentivar a chegada de novas lojas e procurar apoio municipal.

“A mim em particular me tocou um tempo de viajar muito seguido a Buenos Aires. Fazia meus negócios e depois me dedicava-se a andar, e tu viste que, em Palermo, onde teria microbarrios tinha de tudo, uma pizzaria de bairro e ao lado um cabeleireiro top, aí como que o tema começou a me fazer click, no sentido de que aqui estão as condições, há espaços, dos arrendamentos ainda são produtos serão pagos”, explica.
Este esforço já está rendendo frutos. Em setembro de 2015, a Associação Sindical Bairro O Artigo se reuniu oficialmente com as principais autoridades da comuna. Graças ao apoio obtido, o grupo de empreendedores conseguiu ganhar dois projetos com a Faculdade de Economia e Negócios da Universidade do Chile, relativos à assessorias de marketing, imagem corporativa e de administração. Também está na pasta uma proposta para candidatar-se e obter fundos da “Rede de Fomento do Estado”, recursos que já receberam de outros agrupamentos, com apoio municipal, como a Cooperativa do Vinil, da Feira Santa Maria, dos Livreiros de Pano, a Estação Caupolicán e o Bairro Galerias de Pano.
Diego Alonso, terapeuta ocupacional, é dono de café Integraté, localizada na rua O Artigo, a passos de Holanda. O local tem uma oferta variada, que inclui suco natural, saladas, menu executivo e da casa, pizza, escolha e kuchen. Recomendados são a lasanha e o bolo Bariloche. Integraté é frequentado por jovens com capacidades diferentes e funciona também como uma boutique de artesanato e produtos.

“Se você vê, as almofadas fazem os mesmos jovens que trabalham aqui que têm algum grau de deficiência, principalmente intelectual. Eles os fabricados pela trama (restos de fechos de gênero), como os bolsitos. Há individuais, lenços, pulseiras, anéis, etc.”, conta Diego Alonso. O jovem explica que o ambiente do bairro se conformavam de maneira precisa os requisitos que precisava de seu projeto. “O que acontece é que este projeto é bem especial, diferente do habitual, é de inclusão sócio-laboral para pessoas em situação de deficiência, então, procuramos um lugar que, primeiro que tudo fosse bairro, que não fosse um lugar tão-tão movimentado como um mall”.
Imagem: Cortesia de Café Integrate
“Temos um colégio para a frente, há um consultório, o SAPU, temos um ginásio que é particular, onde são feitas diversas atividades esportivas e há também um ginásio municipal, entre a Holanda e os Leões, com piscina aquecida, fitness divertida pa adultos. Há muito movimento de pessoas do bairro e de gente que vem das redondezas”, explica.
Castelo, por sua vez realizada a renovação de vizinhos no bairro e projeta-se que em cinco anos a mais, O Artigo será um bairro diferente do atual. “Eu acho que vai chegar mais gente a viver em edifícios e apartamentos, algo com o qual não tenho absolutamente nada contra, eu acho que é boa a renovação. Vejo o bairro com muito mais comércio, recuperando pólos gastronômicos, pólo de design (…) No final, você tem que formar um círculo virtuoso em torno do sector. Isso também traz externalidades para as pessoas de cá, tu vês que a mais-valia de propriedades vai subindo, enquanto a prefeitura vai investir em infra-estrutura pública, a gente vai sentindo-se mais segura”.

Não obstante o crescimento dos últimos anos, O Artigo mantém um equilíbrio entre o seu perfil turístico e um ambiente tranquilo: sua população não ultrapassa os seis mil pessoas e as edificações são mantidas baixas. “As normas de construção no bairro Do Artigo variaram em sua maioria, com a Alteração N°2 ao Plano Regulador Comunal da Providência. Nela, estende-se a área correspondente à rua O – o resto da população São José, fazendo com que esta última é com a construção contínua de 3 andares máximo”, detalha Abusleme.
A profissional, mestre em desenvolvimento urbano, também projeta de forma otimista com o futuro do bairro. “Acreditamos que o setor de O Artigo é uma área que pode potenciar como eixo, o que no futuro seria interessante desenvolver algum seccional a que se referir, sobretudo, a rua homônima e o espaço público, que a enfrenta”
“Este é um bairro tranquilo. É muito amigável para caminarlo, para ter filhos. Se alguém tem a experiência e a oportunidade de trocar pa cá é recomendável completamente, está a sete minutos no micro de Providência (centro), de Irarrázaval está a dez, quinze minutos”, assinatura Castelo.

Acessos ao bairro O Artigo: Por Diego de Almagro (norte), Chile-Espanha (oriente), Holanda (poente) e O Artigo (sul).
Dados
Educação
– Colégio Regina Pacis, O Artigo 3341.
– Campus Leste da PUC
– Jardim infantil e creche Timoneiro, Diego de Almagro 2356
Saúde e esportes
– Serviço de Atenção Primária de Urgência (SAPU) O-O – 3235.
– Centro de Saúde -, O – 3292.
– Centro desportivo O Artigo, Arcebispo Fuenzalida Nº 2615 (à frente, há uma estação de Bike Santiago).
– Pasco Clube de padel, jogos de futebol, voleibol), O Artigo 3308.
Comércio, workshops e gastronomia
– Loja Rota Sul Echeñique 3590.
– Barbeiro Rosas Echeñique 3588.
– A picada árabe, Echeñique 3707.
– Café Integra Chá, café boutique, O Artigo 3280.
– Roma e Fran, as melhores tortas e doces, Renato Zanelli 1355.
– Loja Wengue The Sofá Factory, O Artigo 3471.
– Café Rende Bú, Fernão de Aguirre 3645.
– Oficina de trabalhos em madeira, Conselho de Índias, em 1462.
– Antiquário Echeñique, Echeñique 3588, Tel. 2698791
– Restaurante Caminito, carnes na brasa, O Artigo 3555.
– Oficina de trabalhos em cana, O Artigo 3236
– Oficina de enmarcaciones, Diego de Almagro 2577.
– Vinhilo Boutique Clássico, O Artigo 3498.
– Oficina de tapeçaria SM, Holanda 2742.
– Oficina de restauração de móveis – 3572.
Bairro Do Artigo: novo pólo gastronômico e comercial

Uncategorized