Apartamentos: Comprar ou alugar? Tire suas dúvidas!

Apartamentos são sempre muito viáveis para quem está construindo sua família ou vai morar sozinho. Porém, não é apenas escolher um dos apartamentos disponíveis, colocar tudo na mala e se mudar.

É preciso considerar muitos pontos antes de dar qualquer passo em relação a sua próxima moradia.

Pode parecer estranho, mas nem sempre comprar um imóvel é melhor do que alugar. Isso porque é preciso considerar muitas situações e pode ser que a compra de um imóvel saia muito mais cara que a manutenção de um alugado.

Ficou um pouco confuso com essa história? Calma que a gente te ajuda! Continue lendo as próximas linhas e saiba mais sobre apartamentos comprados e alugados. Vamos lá?

apartamento comprar alugar

Apartamentos: comprar é uma boa opção?

Ter segurança, liberdade para fazer o que quiser e seu próprio lugar para morar são as principais vantagens de se comprar um apartamento. Outro ponto interessante é que ao comprar um apartamento você poderá optar por móveis planejados e, caso pense em vender futuramente, poderá repassar o valor gasto sobre o total do imóvel.

Contudo, mesmo tendo mais liberdade, se você comprar um apartamento em condomínio deverá seguir as regras exigidas pelo mesmo. Não ter animais, cumprir horários de silêncio, só poder mexer com reforma em determinados dias e horários são alguns dos empecilhos que os apartamentos podem trazer.

É importante ressaltar que toda decisão deve ser tomada de maneira inteligente e uma boa avaliação deve ser feita.

Por exemplo, imagine que você mora em Curitiba e deseja se mudar. Você pode encontrar uma página com diversas opções em apartamentos em Curitiba, entrar em contato com a imobiliária e então tirar todas as suas dúvidas. Um caminho mais fácil e menos burocrático de realizar a sua compra.

Na compra de um apartamento custos extras podem aparecer, como taxas e impostos, o que pode atrapalhar a sua vida financeira.

Apartamentos: alugar é uma boa opção?

Assim como comprar um apartamento tem suas vantagens e desvantagens o aluguel também. Começando pelas vantagens, uma das principais que podemos citar é que você pode mudar de imóvel quando desejar ou pode convidar outra pessoa para morar com você e dividir as despesas mensais.

Grandes reformas e determinados contratempos acabam sendo de responsabilidade do proprietário do imóvel, ou seja, são menos pontos a se preocupar. Existem alguns casos em que a responsabilidade é dividida para ambas as partes. Porém, você não precisará desembolsar um valor alto como seria se o imóvel fosse seu.

Em contrapartida, aqueles que moram de aluguel acabam ficando à mercê de diversos fatores, como proibições, valor do aluguel e até mesmo a venda repentina do imóvel. Além disso, se o pagamento mensal do aluguel não for feito corretamente o inquilino perde o direito de morar na residência e pode ser despejado sem qualquer satisfação.

Coloque tudo na ponta da caneta

Pode não parecer, mas definir se é mais viável comprar ou alugar um apartamento não é assim um bicho de sete cabeças. Para ter sucesso na decisão, o primeiro passo é analisar os custos que sua escolha terá.

Para fazer esse levantamento você precisará identificar cada custo mensal. Considere, sobretudo, as despesas básicas, como água, luz, gás, condomínio, etc. Depois de anotar cada valor é hora de pensar nos custos sobre a aquisição de um imóvel e sobre o aluguel do mesmo.

Você precisará calcular, se a ideia é comprar o apartamento, os custos básicos junto com possíveis parcelas de financiamento, eventuais obras, taxas e despesas oriundas da compra. No caso do aluguel, você precisará incluir o valor mensal e possíveis exigências da imobiliária, como o calção.

Se a ideia é adquirir o imóvel, porém o financiamento estiver fora de cogitação é interessante que você economize um tempo e faça a compra à vista. Além de conseguir um bom desconto, você ainda poderá ter mais opções para a aquisição.

Antes de pesquisar por apartamentos considere seu planejamento pessoal

Sabemos que antes de se dar um passo importante na vida a ansiedade sempre bate à porta, mas quando o assunto é a sua residência a cautela deve sempre prevalecer. É importante que você considere seu planejamento pessoal antes de comprar ou alugar um apartamento.

Reflita sobre o que você planeja para os próximos anos, se você pretende se manter no mesmo bairro ou cidade ou se pretende ir para outro lugar, por exemplo. Ao ter a resposta para os questionamentos sobre seu futuro você poderá avaliar com precisão se o aluguel ou a compra do apartamento é o mais viável para você.

Esta é uma decisão muito importante, portanto é de suma importância que você avalie tudo, de maneira ampla, antes de começar a busca por apartamentos.

Afinal, comprar ou alugar um apartamento?

Como você pôde ver nas linhas anteriores, a resposta para a pergunta deste enunciado não é tão difícil. Tudo dependerá exclusivamente dos seus sonhos, objetivos, planos e condição financeira.

Se os seus planos não são de comprar um apartamento neste momento, opte por um alugado com valor mais acessível para que uma economia possa ser feita durante esse tempo. Porém, se a sua ideia é ter um apartamento para chamar de seu, seja pago à vista ou financiado, você poderá ir fundo na ideia depois de uma boa avaliação.

Lembre-se que um imóvel não é um investimento e que, quando financiado, o mesmo só será seu após o valor total ser pago. Portanto, organize-se e faça o que for melhor para você e sua condição financeira neste momento.

Depois de ler este artigo as coisas ficaram mais claras? Esperamos que tenhamos lhe ajudado a tomar a melhor decisão para você! Agora conte para nós, nos comentários, sobre seus próximos passos para sua nova moradia.