Cuidados na reforma para não gastar demais

Reformar é, para muitos, sinônimo de gastos elevados e conta no vermelho. Mas, não precisa ser assim! Tomando cuidados específicos dá para transformar sua casa e ainda ter economia em suas reformas!

Para lhe ajudar a não estourar o orçamento, listamos alguns desses cuidados. Conheça quais são, adote todos em suas reformas e economize significativamente!

Faça um planejamento

Ter um planejamento detalhado evita que a reforma se transforme em algo grandioso e muito caro. Portanto, monte de um planejamento, preferencialmente com a ajuda de um arquiteto ou engenheiro.

Nele, defina o que será reformado, o prazo de execução do trabalho e materiais a serem comprados. Com esses detalhes no papel dá para minimizar o risco de gastos elevados.

Estabeleça um limite de gasto

Outro ponto importante para se ter em seu planejamento é o limite de gastos com as reformas em casas. Assim, é possível trabalhar com um orçamento base e tentar ao máximo cumpri-lo, reduzindo a possibilidade de endividamento.

Faça orçamentos

Não compre materiais de construção na primeira loja que entrar. O segredo da cotação de materiais é fazer mais de um orçamento em diferentes lojas e escolher aquele que apresenta o melhor custo-benefício (preço, entrega e qualidade do material).

Além disso, tenha em mente um detalhe importante: desconfie de preços muito abaixo dos que são comumente praticados pelo mercado, porque há um grande risco de investir em materiais de reforma de baixíssima qualidade.

Invista em materiais de qualidade

Materiais de qualidade duram mais e não são danificados facilmente. Na prática, isso significa que eles valem o investimento, minimizando o risco de avarias e da necessidade de novas compras para reposição.

Contrate profissionais qualificados

Quando a equipe de reforma é qualificada, o risco de perda e avaria em materiais de construção é reduzido, economizando em material de reforma, sem necessidade de recompra.