Bairro Parque Botânico em São paulo

Uma tranquilidade relaxante e quase provinciana que se sente ao percorrer a avenida Pucará, departamentos de época e grandes casas de amplos jardins, que evocam uma época de ouro e uma praça-parque que reúne mais de 70 espécies de árvores. Sem dúvidas, o Bairro Parque Botânico é outro desses lugares que resumem o melhor do projeto urbanístico da antiga Nuñoa, relatado pela Casa de Joana.
Vitrinea nas Novidades de Depto51 ??

Localizado no quadrante formado por Simon Bolívar para o sul, Emilia Tellez pelo lado norte, Ortúzar no limite oriente, e Eliecer Parada para o oriente, este é um setor eminentemente residencial e de pouca atividade de lazer, ideal para aqueles que procuram recuperar a qualidade de vida que tiveram em seus bairros de infância.

O silêncio de suas ruas, em contraste com o frenesi da capital que se vive a não poucos quarteirões do quadrante. Do ponto de vista de sua conectividade, ruas, como Simón Bolívar, Presidente José Battle y Ordóñez e Avenida Ossa (seguida de Américo Vespúcio) ligados ao setor, com bairros Da Rainha, Providência e Las Condes.
Do ponto de vista urbano e arquitetônico, tanto nas ruas interiores como adjacentes ao bairro se adverte uma mistura. A maioria das casas mais antigas remontam às décadas de 50 e 40, nas quais predominam o estilo Art Deco, ou Neo-Clássico, muito em voga naqueles anos.

“Algumas casas já foram remodelado. Em geral, predominam as moradias unifamiliares – como lhes chamamos nós – que ainda têm sites grandes, de 20 por 50 (metros), com muito arborizado. Este bairro se caracteriza por ter essas condições”, explica Pedro Hernandez, que há 35 anos trabalha como designer paisagista no Município de São paulo. “Casais jovens têm tomado como herança (os imóveis) e continuam protegendo”, afirma.

Neste sentido, uma moradia icônica do setor é o conjunto de departamentos de corte absolutamente europeu, localizado no quarteirão compreendido entre as ruas Echeñique, Carlos Aguirre Luco e Simón Bolívar. Outra boa postal formam o conjunto de casas que rodeia a praça Bombeiro Heberto Valência, localizada entre as ruas Pedro Torres e o Presidente José Battle y Ordóñez.

A magia do Parque Botânico
Sem dúvidas, o parque é a alma e o centro do lugar. Conhecido também como Parque Pucará entre os vizinhos, consiste em um pequeno, mas maravilhoso espaço de 14.606 m2, localizado entre as ruas Pedro Torres e Carlos Aguirre Luco. Echeñique é a sua fachada sul, exatamente onde se situa a já emblemática Quarta maior Companhia de Bombeiros de São paulo. Sua origem remonta à primeira metade do século XX.

“Em 1942, um loteamento da Chácara de Valparaíso deixou alguns terrenos, que mais tarde foram plantadas pelos moradores do lugar. Em 1958, o lugar transformou-se em um bem de uso público, através de um projeto que incluiu o plantio de espécies nativas como peumos, a murta, quillayes, litres, huinganes, espinhos, schinus molle (pimentas) e araucárias (pehuén)”, recorda Pedro Hernandez, que ao longo de sua carreira participou de reabilitação de centros urbanos emblemáticos como A Praça Nuñoa e a Praça Egaña.

Hoje, entrar no interior do Parque Botânico é entrar em uma viagem para a abstração, onde a paz de seus caminhos, o canto dos papagaios choroy, e o oxigênio fresco que contribuem com mais de 70 espécies de árvores plantadas –nacionais e internacionais – dão uma sensação de relaxamento que cativa quem o visitam. Além de sua bela vegetação, o parque dispõe de tudo o necessário para uma moderna praça familiar: jogos para crianças, uma dúzia de máquinas para exercícios, áreas de descanso, uma lata de lixo reciclados e uma grade que o rodeia, com o fim de evitar a repentina saída de crianças, bolas ou animais de estimação para a rua.

Também são marcantes os grandes jardins e antejardines que cercam a maioria das casas ao redor do parque. “Isso vem desde a época em que se configurou o bairro. Há alguns em que o antejardín é de três metros, e em outras são de cinco ou seis. Neste caso, os antejardines são cinco. Os antigos planos reguladores determinavam isso, e se tem mantido até a atualidade. Estes são bairros de interesse arquitetônico”, explica o profissional.

Hernandez conta que este interesse por manter a área urbana também determina a altura das construções em torno do parque, nenhuma das quais pode exceder quatro andares. A razão: a partir do ano 2000,toda a área é protegida pelo plano regulador.
A substituição de gerações de vizinhos
Em Frente à entrada norte do parque, rua Pucará, pode-se observar uma tímida mas incipiente atividade comercial. Trata-Se de um conjunto de locais instalados em frente a uma praça que funciona como uma espécie de continuação do parque.

Lá, você pode apreciar a partir de um Minimercado, uma loja de conserto de roupas em uma tentadora “picada” para venda de frutos do mar. Mas o clássico do bairro é o restaurante “Eu volto”. Trata-Se de um pequeno, mas aconchegante, cuja carta de fim-de-semana inclui panelas, congro, frito, congro, o pobre, caldo, reineta, argentina, prieta ou enrolado, entre outras delícias da comida típica chilena.

Mario Silva, seu atual proprietário, conta que nesse setor é gravada a série dos anos 80’s, e que o local vizinho foi o local onde o personagem Dom Genaro tinha o seu armazém. Por isso, e pela trajetória de 30 anos que tem no bairro, diz que o restaurante é uma reconhecida picada de atores e rostos da televisão.
“Me parece um bairro que valoriza o bairro antigo, ainda há aquela sensação de conhecer os vizinhos, ir à loja da esquina e pedir fiado, por exemplo, e conhecer o lado”, diz o empresário. “Tu vais dois quarteirões para cima e você pode encontrar pequenas casas mais simples, e em dois blocos mais há umas mansões, de apenas um andar, mas com uns terrenos gigantes, muito luxuosas. É um bairro que mistura e não discrimina entre os setores sociais”.

Em relação aos vizinhos, Silva garante que foram renovados generacionalmente, e que atualmente se vêem muitos casais jovens, com idades entre 35 e 45 anos. “O tema de que não há muito movimento durante a noite, dá a sensação de que é um bairro de adulto, no entanto, é de pessoas jovens, com ou sem filhos”
Semelhante opinião tem Alejandra Azócar, dona da vizinha pastelaria Sweet Shop, (especializada em uma e produtos sem lactose). “Nos últimos anos houve uma renovação, venderam muitas casas e agora mudou cansado o público, só famílias jovens com crianças rapazes que buscam viver em casas com quintais grandes, mas que não querem ir viver para O Barnechea”, explica.

“Este é um bairro super agradável. Os vizinhos que se conhecem, vão ao parque, compartilham, a gente sai para caminhar muito. Eu acho que é um dos poucos lugares em Santiago que é bem como ‘bairro’. Mantém-Se como full residencial, de negocitos caras. De repente, até parece um pouco como de província. Esta rua, sobre tudo.”

“Eu gostaria que este bairro se manter bem, essa sensação como a de 80, com o que só cresceu”, anseia Mario Silva.
Pedro Fernández, por sua parte, acredita que o Bairro Parque Botânico manterá sua essência por muitos anos. “As mesmas pessoas protege esses bairros. Vai ser muito difícil que a gente que vive em torno do parque queira vender essas casas para que façam um edifício, embora seja de três, quatro andares, dá-se o mesmo. As imobiliárias têm tentado mais de uma vez, mas a gente não cai, porque a qualidade de vida e arquitetônica do bairro é muito boa, então isso se protege “.

DADOS
Beleza
Farmácias Weleda. Especializada em medicina complementar e em produtos para o bem-estar. Data de 1921. Simón Bolívar 4188.
Saúde
Serviço de Atenção Primária de Urgência O Artigo. O Artigo 3235.
Escolas e jardins
Hellen Keller. Rosita Renard N° 1179.
Teresiano Henrique de Ossó. Av. Ossa 1157.
La Salle. Av Ossa 1349.
Calasanz. Av. Montenegro 661,
Jardim Infantil “Meu Canto”. Simón Bolívar 4106.
Restaurantes e alimentos
Eu Volto. Pucará 4310.
Tokyo Lima, comida caseira. Simón Bolívar 5156.
Padaria Delícias da Púcara. Pucara 4251.
Pastelaria Sweet Shop. Pucará 4314.
Outros
Ginásio Sportlife Nuñoa . Av Simon Bolívar 4509.
Livraria Que Leio São Paulo. Simón Bolívar 4800.
Multiplex Cinema Hoyts. Av. Ossa 655 (metro Simón Bolívar)
Bike Santiago: Simón Bolívar 4575.
Bairro Parque Botânico em São paulo

Uncategorized